quarta-feira, 6 de abril de 2011

Dislexia - Um problema que seu filho pode ter sem que você perceba


Seu filho demonstra dificuldade em aprender alguma coisa? Você acha que ele tem demorado a demonstrar que está aprendendo a pronunciar palavras? O desempenho escolar deixa muito a desejar? Observe-o com mais atenção, pois ele pode ser um disléxico.


O que é dislexia?

"Dislexia" é uma palavra proveniente de duas palavras gregas:"dis", que significa "dificuldade", e "lexis", que significa"palavra". É, pois, um problema caracterizado pela dificuldade para pronunciar e/ou escrever algumas palavras.
Entretanto, o problema não se restringe apenas ao aprendizado das palavras. Quando o desempenho da criança na escola vai mal, é comum os pais associarem o fato à falta de preparo profissional dos professores e às péssimas condições de ensino - não sem razão, pois não há como negar a gravidade destes problemas no Brasil. Também é comum dizer que isto ocorre apenas porque o aluno é preguiçoso. Porém, o problema pode estar no próprio aluno, não por preguiça, mas por outras razões que os profissionais de educação ou a família da qual ele faz parte não percebem. 
Muitas pessoas que conheço afirmam que nunca ouviram falar da dislexia, mas é mais comum do que se possa imaginar. Segundo informações de instituições que se dedicam ao seu estudo, o mal atinge pelo menos 20% das crianças existentes no mundo. Mas veja bem: o problema começa na infância, mas atinge adultos também - já que raramente alguém desconfia que a criança é disléxica, o tratamento, que pode até mesmo curar, não é feito, e assim a deficiência permanece durante a vida.
Os disléxicos têm grande dificuldade em assimilar as palavras. Portanto, há difculdade não só para escrever, mas também para pronunciar corretamente muitas ou algumas delas. Costumam, por exemplo, trocar "b" por "p" ou "p" por "b", na escrita e na pronúncia. Algumas vezes confundem a direção direita com a esquerda e vice-versa. Na maioria dos casos essas evidências são confundidas com características do déficit de atenção, da hiperatividade, a dispraxia e a disgrafia. Porém, o déficit de atenção e a hiperatividade não têm relação com problemas de desenvolvimento.
Como fazer para saber se seu filho é um disléxico 
Você pode fazer alguns testes sugeridos abaixo (sugestão da Wikipedia) quando ele estiver tentando ler:
  • Observe se a criança movimenta os lábios ou murmura as palavras ou sílabas enquanto tenta ler. 
  • Observe se movimenta a cabeça acompanhando a linha que lê, se demonstra tensão excessiva enquanto lê, se acompanha a linha com um dedo, se retrocede a vista muitas vezes durante a leitura.
  • Para observar da melhor maneira possível, coloque um espelho ao lado da página que a criança lê e posicione-se atrás dela. Desta forma você poderá observar melhor, através da imagem refletida no espelho, os movimentos dos olhos da criança.
A dislexia impede o desenvolvimento da inteligência?
Lembre-se de que a dislexia não significa falta de inteligência e não impede que os disléxicos sejam bons profissionais. Walt Disney, Aghata Christie, Albert Einstein são alguns dos disléxicos mais famosos e bem sucedidos na vida. Entre os mais conhecidos atualmente estão os atores Tom Cruise e John Travolta. No entanto, para que o disléxico tenha uma vida normal, é preciso que o mal seja tratado, e tanto os profissionais nas escolas como as próprias famílias devem ser especialmente preparados para lidar com o problema. Às vezes, o disléxico apresenta mal comportamento na escola e/ou em casa, mas isto é apenas sua forma de demonstrar indignação ou desapontamento.
Origem da deficiência e funcionamento do cérebro
A dislexia tem suas origens em problemas neurológicos e/ou genéticos. Na maioria dos casos confirmados no mundo, as famílias das crianças apresentam históricos de problemas provenientes de pais, mães, avôs, avós, tios e até mesmo primos. O cérebro do disléxico é normal, mas processa informações em áreas diferentes das do cérebro de um não disléxico.  
A cura
Felizmente existem formas de tratamento através das quais é possível curar a dislexia. Os procedimentos estimulam a capacidade cerebral para relacionar as letras aos sons que elas representam e às palavras que elas compõem. Os pais devem estar atentos para o fato de que devem procurar profissionais para o tratamento o mais cedo possóvel, mesmo quando estiverem apenas desconfiando da possibilidade da criança ser disléxica, pois quanto mais cedo o problema for tratado, maiores serão as possíbilidades de correção das conexões cerebrais. 
Fontes: 
  1. Wikipedia;
  2. Fundação Brasileira de Dislexia (rua Coronel Dulcídio, 2199, CEP 80.250-100, Curitiba, PR - site: www.dislexia.com.br - e-mail:dislexia@dislexia.com.br )
  3. "Compreendendo a Dislexia", de Sabrina Mazzo d'Affonseca (psicóloga, mestranda em Educação Especial pela Universidade Federal de Santa Catarina)
  4. "Dislexia", de Laura Niki Faria (fonoaudióloga do Hospital de Olhos Dr. Ricardo Guimarães - Belo Horizinte, MG)  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo(a). Grato pela sua participação.