terça-feira, 1 de outubro de 2013

Até linhas de costura são usadas em golpes em caixas eletrônicos!

Fios dentais e linhas de costura
retêm o cartão para que este seja clonado.  
O
"Golpe da Pescadinha"

é aplicado 
em caixas eletrônicos 
em qualquer lugar.




O golpe tem sido descoberto em várias cidades brasileiras, e não ocorre somente nas agências bancárias. Já houve denúncias da aplicação do mesmo golpe em caixas eletrônicos em shopping centers, aeroportos, etc. São utilizados no golpe até mesmo fios dentais e linhas de costura.
O golpe já ocorreu em agências bancárias de Vitória (ES), mas também já foi verificado em caixas eletrônicos instalados em outros locais, em Ribeirão Preto e Franca (SP) e em várias cidades do país.
Os criminosos instalam dois dispositivos de alumínio (veja-os na foto) no local onde os os clientes inserem dinheiro ou cheques para depósitos ou o cartão para retirada. Um fio dental ou uma linha de costura impedem que os envelopes caiam dentro do caixa ou retêm o cartão para facilitar a clonagem. Apesar das polícias já terem confirmado que o golpe existe, até hoje não se tem uma confirmação de que algum dos golpistas tenha sido preso.


Orientações para evitar golpes em caixas eletrônicos

Não é possível haver garantia total de segurança nos caixas eletrônicos. Entretanto as pessoas precisam se acostumar a tomar certas atitudes que podem ajudar muito para que não sejam vítimas de golpes. Uma dessas atitudes é óbvia e muito simples:
Se você iniciou a operação, algo deu errado e apareceu uma informação solicitando que você digite sua senha e/ou siga outras instruções que aparecerem, não faça isto. Chame um funcionário do banco e peça-lhe para que ele verifique e lhe explique o que está ocorrendo. Faça isto sempre que ocorrer qualquer coisa diferente do que acontece normalmente quando você utiliza o caixa eletrônico para o que quer que seja.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo(a). Grato pela sua participação.